Skip to content

Candidatura

Aplicar O Fundo Lacuna fornece aos cientistas de dados, investigadores e empreendedores sociais os recursos de que necessitam para produzir novos conjuntos de dados de formação e avaliação para abordar uma população ou problema mal servido, aumentar os conjuntos de dados existentes para serem mais representativos ou atualizar conjuntos de dados antigos para serem mais sustentáveis. Todos os conjuntos de dados produzidos serão desenvolvidos e detidos localmente e estarão abertamente acessíveis à comunidade internacional, respeitando as melhores práticas em matéria de ética e privacidade.

Processo de inscrição

Visão geral 

O Lacuna Fund tem como objetivo financiar organizações que trabalham na interseção entre IA e impacto social para fornecer a elas os recursos necessários para resolver problemas urgentes em suas comunidades locais. Nosso objetivo é cultivar a capacidade e apoiar organizações emergentes, bem como pesquisadores experientes na área. 

Aceitamos propostas durante nossos períodos abertos de Solicitação de Proposta (RFP). Nossos domínios de financiamento incluem conjuntos de dados para aprendizado de máquina em Agricultura, Linguagem, Saúdee Clima. As RFPs do Lacuna Fund se enquadram em um ou mais destes domínios. Você pode nos seguir no LinkedIn ou no Twitter ou assinar nosso boletim informativo para ser alertado quando anunciarmos novas RFPs, conjuntos de dados ou prêmios de financiamento. 

No momento, estão abertas as inscrições para nossas RFPs de 2024 em Resistência Antimicrobiana e Processamento de Linguagem Natural.

Polos Lacuna Fund

Em 2024, alinhados aos  nossos Princípios Norteadores de equidade e abordagem participativa, e como parte de nossa estratégia de compartilhar a liderança com instituições nas regiões onde os conjuntos de dados são criados, fizemos uma parceria com o Centro Africano de Estudos de Tecnologia (ACTS) e com o Centro Nacional de Inteligência Artificial (CENIA) para atuar como os dois primeiros Polos do Lacuna Fund 

Nessa função, o ACTS e o CENIA gerenciarão a concessão de subsídios regionais e globais, divulgando solicitações de propostas e conjuntos de dados resultantes, facilitando a análise e a seleção do Painel Técnico Consultivo e fornecendo assistência técnica e capacitação aos beneficiários. Em 2024, o ACTS apoiará o Saúde (Resistência Antimicrobiana) e o CENIA apoiará o RFP de Linguagem (Processamento de Linguagem Natural). 

O ACTS e o CENIA estão comprometidos com a missão do Lacuna Fund de fornecer recursos a cientistas de dados, pesquisadores e empreendedores sociais para criar, expandir ou desbloquear conjuntos de dados de treinamento e avaliação para solucionar problemas urgentes em suas comunidades. Ambos possuem redes continentais e globais que lhes permitirão compartilhar amplamente as solicitações de conjuntos de dados e unir os beneficiários e seus conjuntos de dados a possíveis usuários de dados. 

Elegibilidade

Para serem elegíveis para financiamento, as organizações devem:

  • Ser uma entidade sem fins lucrativos, uma instituição de investigação, uma empresa social com fins lucrativos ou uma equipa de tais organizações. Os indivíduos devem candidatar-se através de um patrocinador institucional. As parcerias são fortemente encorajadas como forma de reforçar a colaboração e maximizar os benefícios derivados da utilização dos conjuntos de dados, mas apenas o candidato principal receberá fundos.
  • Ter uma missão de apoio ao bem da sociedade, definida em termos gerais.
  • Ter sede no país ou região onde os dados serão recolhidos. As instituições sediadas noutros países ou regiões podem candidatar-se como parceiros da instituição principal. Tal como acima referido, apenas o candidato principal receberá fundos.
  • Ter todas as aprovações nacionais ou outras necessárias para efetuar a investigação proposta. O processo de aprovação pode ser efectuado em paralelo com o pedido de subvenção, se necessário. Os custos de aprovação, caso existam, são da responsabilidade do candidato.
  • Possuir a capacidade técnica – ou a capacidade de desenvolver essa capacidade através de uma parceria descrita na proposta – para realizar a rotulagem, criação, agregação, expansão e/ou manutenção de conjuntos de dados, incluindo a capacidade de aplicar as melhores práticas e as normas estabelecidas no domínio específico (por exemplo, resistência antimicrobiana; processamento de linguagem natural) para permitir que análises de IA/ML de alta qualidade sejam realizadas por várias entidades.

Para saber os requisitos de qualificação específicos para as RFPs de 2024, consulte a seção “Solicitações abertas de propostas” abaixo. 

Processo de seleção

O Fundo Lacuna utiliza um processo de solicitação aberto, conduzindo pedidos de propostas (RFPs) para projectos alinhados com os objectivos do Fundo num determinado domínio, num período de tempo fixo. Por outras palavras, não estamos sempre a aceitar propostas para todos os domínios, mas quando o fazemos, as solicitações estão abertas a qualquer candidato que cumpra os critérios de elegibilidade.

Seleção inicial: Os RFP estão geralmente abertos durante 45 dias ou mais. As propostas são apresentadas através de um portal online. Após a conclusão de um RFP, o Secretariado e os parceiros efectuam uma análise inicial das qualificações e dos critérios de elegibilidade.

Revisão do painel: Após o exame inicial, um Painel Técnico Consultivo de peritos no domínio analisa as propostas com base nos critérios de seleção e, em seguida, reúne-se para fazer as selecções. Os membros do Painel Técnico Consultivo que analisam propostas para um RFP não são elegíveis para apresentar ou colaborar em propostas para esse convite.

Notificação e revisões: Após a reunião do Painel Técnico Consultivo, o Secretariado finalizará as selecções ou comunicará quaisquer revisões necessárias aos potenciais destinatários. Todas as comunicações e revisões serão finalizadas através do portal do candidato.

Confirmação pós-concessão: Após a notificação da seleção, os beneficiários serão convidados a apresentar informações financeiras e de diligência devida através do portal do candidato.

Os potenciais bolseiros não devem começar a trabalhar até que um contrato tenha sido assinado. Mais pormenores sobre as expectativas e o apoio após o início do trabalho de um bolseiro estão disponíveis no portal para os actuais bolseiros.

RFPs anteriores 

O Lacuna Fund já financiou anteriormente conjuntos de dados de aprendizado de máquina nos seguintes domínios: 

  • 2020 – Processamento de Linguagem Natural (NLP) 
  • 2020 – Agricultura (Ag) 
  • 2021 – Processamento de Linguagem Natural (NLP) 
  • 2021 – Agricultura (Ag) 
  • 2021 – Equidade e Saúde (E&S) 
  • 2022 – Clima e Saúde (C&S) 
  • 2022 – Clima e Energia (C&E) 
  • 2023 – Saúde e Direitos Sexuais, Reprodutivos e Maternos (SDSRM) 
  • 2023 – Clima e Florestas (C&F) 

Você pode encontrar oportunidades de financiamento anteriores aqui. 

Solicitações de propostas abertas

Estão abertas as inscrições para as Solicitações de Propostas do Lacuna Fund para 2024 nos seguintes domínios: Saúde (Resistência Antimicrobiana) e Linguagem (Processamento de Linguagem Natural). Inscreva-se abaixo!

Enviar uma inscrição

Inscreva-se para a RFP de Resistência Antimicrobiana (AMR) 

Elegibilidade para AMR 2024: O candidato principal deve estar sediado em um país de baixa ou média renda e deve propor um trabalho no mesmo país ou em um país de baixa ou média renda na mesma região. Para obter uma lista dos países qualificados, consulte esta página. 

  • Leia a RFP completa (espanhol | francês | inglês | português). Você encontrará todos os detalhes sobre as áreas de relevantes de foco, os critérios de elegibilidade e o que incluir na sua proposta. 
  • Oportunidades: Participe de nosso webinário para candidatos, candidate-se a mentoria e envie-nos perguntas relacionadas à RFP. Mais informações podem ser encontradas na guia “Key Dates and Deadlines” (Datas e prazos importantes). 

Inscreva-se para a RFP de Processamento de Linguagem Natural (NLP) 

Elegibilidade para o NLP 2024: O foco geográfico dessa chamada é a África e a América Latina.   

  • Leia a RFP completa (espanhol | francês | inglês |português). VVocê encontrará mais detalhes sobre os conjuntos de dados que estamos buscando, critérios de elegibilidade e muito mais. 
  • Confira nossos recursos de PNL selecionados para candidatos. 
  • Oportunidades: Participe de nosso webinário para candidatos, candidate-se a mentoria e envie-nos perguntas relacionadas à RFP. Mais informações podem ser encontradas na guia “Key Dates and Deadlines” (Datas e prazos importantes). 

Webinars para candidatos

Participe nos nossos Webinars para candidatos para os nossos dois RFP recentemente lançados (AMR e NLP) para saber mais sobre o processo e colocar questões! Inscreva-se num deles – ou em ambos – abaixo.

As gravações e os diapositivos destes webinars serão adicionados abaixo:

Webinar sobre NLP:

Webinar sobre AMR:

  • Gravações em breve.

Principais datas e prazos

Resistência Antimicrobiana: 

  • 27 de junho de 2024 – Inscrições abertas 
  • 10 de julho de 2024 –  Webinário para candidatos 
  • 12 de julho de 2024 – Prazo final para envio de perguntas 
  • 29 de julho de 2024 – Respostas publicadas 
  • 23 de agosto de 2024 – Prazo para entrega das propostas 

Processamento de Linguagem Natural: 

  • 27 de junho de 2024 – Inscrições abertas 
  • 9 de julho de 2024 – Webinário para candidatos 
  • 12 de julho de 2024 – Prazo final para envio de perguntas 
  • 29 de julho de 2024 – Respostas publicadas 
  • 23 de agosto de 2024 – Prazo para entrega das propostas 

Mentoria para candidatos

Resistência Antimicrobiana 2024: Oportunidade de tutoria com o ACTS

O Lacuna Fund tem o prazer de formar parceria com o Centro Africano de Estudos de Tecnologia (ACTS), para oferecer oportunidades de mentoria aos candidatos. A missão do ACTS é fortalecer a capacidade e as políticas dos países e instituições africanas para aproveitar a ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento sustentável. O programa de mentoria tem como objetivo fornecer apoio aos candidatos para enviarem propostas de qualidade. 

Nesta chamada única do Lacuna Fund, o ACTS irá oferecer a candidatos de todo o mundo uma oportunidade especial de se juntarem ao programa de mentoria onde candidatos e equipes serão emparelhadas com um mentor.

Incentivamos os candidatos interessados a solicitar uma sessão de mentoria após apresentarem uma definição detalhada ou esboço de proposta e pelo menos 4 semanas antes do prazo para envio de propostas até 26 de julho de 2024. Faremos o possível para identificar um mentor para todos que solicitarem um, mas não podemos garantir que haverá mentores disponíveis para todos. Os mentores serão designados por ordem de chegada. Esperamos que todos os candidatos leiam e cumpram com o código de ética ACTS. 

Candidatar-se a mentor com ACTS: https://acts-net.org/about/mentorship-programme


2024 Linguagem RFP: Oportunidade de mentoria e formação de parcerias com a Masakhane

O Lacuna Fund tem o prazer de formar uma parceria com a Masakhane Research Foundation (MRF) para oferecer mentoria e oportunidades de formação de parcerias para candidatos ao PLN. A MRF é uma organização de base, cuja missão é fortalecer e estimular a pesquisa de PLN em idiomas africanos, para africanos e por africanos. O objetivo da MRF é que os africanos moldem e se apropriem desses avanços tecnológicos rumo à dignidade humana, ao bem-estar e à equidade, por meio do desenvolvimento de comunidades inclusivas, da pesquisa participativa aberta e da multidisciplinaridade. 

Para esta chamada de propostas do Lacuna Fund, a MRF oferecerá aos candidatos da África e da América Latina uma oportunidade especial de se juntarem à comunidade MRF e de encontrarem um mentor para aqueles que estiverem interessados, que analisará o seu projeto de proposta e discutirá as formas de desenvolvê-la. As partes interessadas poderão solicitar uma sessão com um mentor ao preencher este Formulário do Google com uma breve descrição (resumo de 250 palavras) da proposta para conjunto de dados. Os mentorandos podem solicitar diferentes formas de assistência, tais como “discutir lacunas em PLN com baixos recursos”, “redigir uma proposta de pesquisa” e “preparar orçamentos”. Fornecer uma descrição detalhada ajudará a unir os candidatos a mentores que estejam alinhados com sua área de interesse. O emparelhamento de mentores e mentorandos será administrado pelos nossos parceiros do Matchmaking & Mentorship Associates, que organizarão várias oficinas para reunir candidatos que estejam trabalhando em áreas relacionadas (p. ex., linguistas e pesquisadores de PLN) e coordenarão e organizarão sessões de comunicação entre os grupos relevantes.  Por meio desse processo, também ofereceremos oportunidades de emparelhamento, para que os candidatos colaborem uns com os outros para formar equipes de projeto e enviar propostas em conjunto.   

Os candidatos interessados são incentivados a se inscreverem para uma sessão de orientação pelo menos seis semanas antes do prazo de apresentação da proposta, ou seja, até 15 de julho de 2024. Faremos o possível para identificar um mentor para todos que solicitarem um, mas não podemos garantir que haverá mentores disponíveis para todos. Os mentores serão designados por ordem de chegada. Espera-se que todos os candidatos leiam e cumpram o código de ética e conduta do programa de mentoria. 

Orientações e recursos

Período de perguntas e respostas 

Todas as perguntas relacionadas a essas RFPs devem ser enviadas para secretariat@lacunafund.org. 

  • Para perguntas sobre Resistência Antimicrobiana, escreva “Antimicrobial Resistance RFP 2024 Question” (Pergunta sobre Resistência Antimicrobiana RFP 2024) na linha de assunto. 
  • Para perguntas sobre Processamento de Linguagem Natural, escreva “Natural Language Processing RFP 2024 Question” (Pergunta sobre Processamento de Linguagem Natural) na linha de assunto. 

As perguntas enviadas dentro dos prazos acima (para ambas as RFPs) serão desidentificadas e respondidas publicamente até 29 de julho no site do Lacuna Fund, em um documento publicado na página “Apply”. 

—————————————————————————————————————– 

Orientação sobre hospedagem de conjuntos de dados e documentação  

O Lacuna Fund exige que os beneficiários hospedem conjuntos de dados em um site que atribua um DOI (Digital Object Identified, identificação de objeto digital) e quantifique o número de visualizações da página inicial e de downloads do conjunto de dados. Também solicitamos aos beneficiários que incluam um arquivo de metadados e uma folha de dados juntamente com o conjunto de dados financiado. Esta orientação fornece detalhes adicionais para os candidatos consultarem na preparação de suas propostas. Clique aqui para ver o Guia de documentação e hospedagem de conjuntos de dados do Lacuna Fund. 


Recursos para candidatos 

Visite nossa Página de recursos para ver os recursos que selecionamos para os candidatos. Há recursos disponíveis específicos para AMR e NLP. 

Financiadores 2024

Financiadores 2024

Nossos agradecimentos a Google.org (NLP) e ao Wellcome Trust (AMR) que tornaram essas Solicitações de Propostas (RFPs) 2024 possíveis.

Inscreva-se já! 

O Lacuna Fund aceita propostas em espanhol, francês, inglês e português. Selecione o idioma desejado usando a guia suspensa no portal de candidatura.  

Para aqueles que enviarem uma inscrição em português, você pode se inscrever usando os portais em espanhol, francês ou inglês. No momento, não temos uma opção de portal disponível em português. No entanto, as propostas enviadas em português em qualquer portal são aceitas e serão analisadas. 

Por favor, note: Não aceitamos inscrições por e-mail. 

Perguntas de candidatura

Veja as perguntas de candidatura em PDF em inglês, francês, português ou espanhol.